quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Pronto Socorro

Uma coisa que sempre me deixou um pouco apreensiva com relação a ileostomia era o fato de que o João poderia ter uma diarréia sem que eu percebesse, já que numa ileostomia as fezes geralmente são bem líquidas. Mas o que muita gente diz é verdade: instinto materno dificilmente falha.

Dois dias depois de receber alta do hospital, além do João estar completamente sem apetite, eu percebi uma pequena diferença nas fezes. Até então não tinha certeza se era algo alarmante.
Isso foi no final do dia e quando o João acordou no dia seguinte e eu fui limpar a bolsinha, percebi na hora que algo realmente estava errado, além das fezes estarem mais líquidas, a quantidade também era maior, o que significava que ele estava perdendo ainda mais líquido.
Ele não quis tomar muito o leite, então logo já comecei a oferecer o Pedialyte e liguei para o cirurgião que quis ver o João para ter certeza que não se tratava de nada relacionado a cirurgia.
Fomos para o Pronto Socorro onde o João foi examinado por uma pediatra e pelo cirurgião. Diagnóstico: virose. Tudo o que precisávamos depois de uma cirurgia!
Mas no fim até que as coisas se acertaram rapidamente. Colocaram ele no soro e continuei oferecendo o Pedialyte e o leite.
No final do dia ele já estava melhor, comendo bolacha Maria, tomando leite e até papinha de fruta. E a quantidade de líquido que ele estava perdendo pela ileostomia já havia diminuído bem.
Tivemos alta no mesmo dia e apenas seguimos oferecendo o Pedialyte para que ele se re-hidratasse rapidamente.
Foi um susto, mas passou rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário