O que é?

Minha versão simplificada
O nosso intestino possui músculos que contraem e relaxam de forma a empurrar as fezes pelo reto. Esses músculos são controlados por células nervosas. A doença de Hirschsprung caracteriza-se pela ausência destas células nervosas no intestino. Ela pode afetar desde parte do intestino grosso até todo o intestino grosso e parte do delgado. Quanto maior o trecho afetado, maiores as consequências para a criança.
As crianças que têm esta doença ou não conseguem evacuar ou enfrentam muitos problemas de constirpação.

Definição médica
A Doença de Hirschsprung, também conhecida como aganglionose intestinal congênita, é uma doença relativamente comum, caracterizada pela ausência de células ganglionares nos plexos intermuscular (Auerbach) e submucosos, profundo (Henle) e superficial (Meissner), devido a uma alteração no desenvolvimento do sistema nervoso entérico.

Entendendo melhor o aparelho digestivo

1. A digestão começa na boca, através  do processo de mastigação que, junto com a salivação, degrada o amido, iniciando o processo de digestão dos carboidratos presentes nos alimentos, e ainda faz os movimentos impulsionatórios que ajudam a deglutir o alimento. A faringe auxilia este processo de deglutição.

2. O esôfago é um conduto musculoso que move o alimento até o estômago através de contrações musculares (movimentos peristálticos).

3. O estômago é uma grande bolsa, que se localiza no abdome, responsável pela digestão das proteínas. O simples movimento de mastigação dos alimentos, já ativa a produção do ácido clorídrico no estômago. Mas só com a presença do alimento, de natureza protéica, é que se inicia a produção do suco gástrico, que é uma solução aquosa, composta de água, sais, enzimas e ácido clorídrico. O suco gástrico facilita a quebra de proteínas complexas, gorduras, e carboidratos, em unidades de mais fácil absorção.

A digestão gástrica dura, em média, de duas a quatro horas. Nesse processo o estômago sofre contrações que forçam o alimento contra o piloro (válvula localizada entre o estômago e o duodeno), que se abre e fecha, permitindo que, em pequenas porções, o quimo (bolo alimentar altamente ácido) chegue ao intestino delgado.

5. O intestino delgado tem aproximadamente 6 metros, e é nele que acontece grande parte da digestão e absorção de nutrientes dos alimentos. O intestino delgado é dividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo.

O duodeno é a seção responsável por receber quimo. E, para auxiliar o duodeno no processo digestivo, o pâncreas e o fígado fornecem secreções anti-ácidas (suco pancreático e bile) que emulsificam a gordura e fornecem enzimas necessárias para a digestão dos alimentos.

As últimas partes do intestino delgado, jejuno e íleo, são formadas por um canal longo que apresenta, em sua superfície interna, vilosidades que facilitam a absorção.

6. O intestino grosso é o local onde ocorre a reabsorção de água, absorção de eletrólitos (sódio e potássio), decomposição e fermentação dos restos alimentares, e formação e acúmulo das fezes.  O intestino grosso é divido em três partes: ceco, cólon e reto.

O ceco tem como função receber o conteúdo vindo do intestino delgado e iniciar o processo de reabsorção de nutrientes e água. Para impedir o refluxo do material proveniente do intestino delgado, existe uma válvula localizada na junção do íleo com o ceco - válvula ileocecal.

A segunda e maior parte do intestino grosso recebe o nome de cólon, subdividindo-se em cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente e cólon sigmóide, que é a seção do intestino grosso que liga a porção transversal do mesmo ao reto.

7. Reto é a parte final do tubo digestivo, que termina no canal anal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário