Cuidados com a ostomia

Nesta página você vai encontrar a minha avaliação de alguns dos principais produtos pediátricos para ostomia disponíveis no mercado, além de outros produtos que servem tanto para uso adulto como para uso pediátrico.
Por tudo o que já li em fóruns e blogs de mães de bebês com megacólon, cada um se adapta à uma marca e à um procedimento e tempo específico para a troca da plaquinha e bolsinha. Portanto acho que é sempre válido testar diferentes marcas até que encontre aquela que se adapta melhor as necessidades suas e do seu bebê e também observar o tempo de duração da plaquinha para evitar que ela descole e suje o bebê ou mesmo que uma infiltração cause uma assadura na pele ao redor do estoma.
Para saber qual procedimento funcionava melhor para a gente na hora da troca da plaquinha, leia o post A troca da plaquinha.

No nosso caso, optamos desde o começo por usar sistemas de duas peças: placa protetora + bolsa coletora.
Porém, no começo nunca removíamos a bolsinha, porque para colocá-la de volta tínhamos que pressionar muito a barriga do bebê e acabamos por decidir somente remover a bolsinha quando fossemos trocar todo o sistema.
Isso até que funciona bem no começo, quando o bebê evacua pouco, mas não imagino como isso funcionaria com um bebê mais velho.
Experimentei as marcas mais conhecidas. Convatec (que foi a primeira marca que usamos, por ter sido recomendada pela maternidade), Coloplast e Hollister.
Segue abaixo meus comentários sobre os diferentes produtos que testamos ao longo dos 11 meses que meu bebê usou a bolsinha:

Bolsas e placas protetoras para Ostomia


Bolsa e placa para ostomia da Convatec
Linha Little Ones
Usamos o sistema de 2 peças da Convatec (Sur-Fit® Plus Little Ones®) por 2 meses.
Ele funcionou bem:  nunca nos deu problema de irritação da pele ao redor do estoma e raramente a plaquinha descolava (desde que a trocássemos de 5 em 5 dias).
Porém, além do fato de que para colocar a bolsinha você precisa fazer uma pressão na barriga do bebê, um outro contra é o sistema de fechamento da bolsinha - a bolsinha é fechada com uma fivela o que torna o fechamento mais difícil.
Você poderá encontrar mais detalhes sobre este produto no site da Convatec.

Bolsa e placa protetora da linha
 Pouchkins da Hollister
Testamos uma vez o sistema de duas peças da Coloplast, porém, além da bolsinha ser muito pequena, a plaquinha descolou mais rápido da pele. Acho que este sistema deve funcionar bem em bebês prematiros, pois acredito que seja a menor opção do mercado.

Finalmente, testamos o sistema pediátrico de 2 peças da Hollister.
A maior vantagem deste sistema era o fato de que a bolsinha podia ser colocada e retirada sem a necessidade de fazer qualquer pressão na barriga do bebê. E além disso o fechamento era extremamente fácil e moderno. sem velcros ou presilhas.
Usamos as plaquinhas e bolsinhas da Hollister até o fechamento da ileostomia do João.



Acessórios para o cuidado da pele ao redor do estoma

Lenço Barreira Protetora
Convatec
Lenço Removedor de Adesivo
Convatec
Pasta de Karaya
Hollister











Usamos o Lenço Removedor de Adesivo da Convatec em todas as trocas que fizemos. Ele nunca irritou a pele do bebê e por outro lado sempre ajudou na remoção da plaquinha e de qualquer resquício de pasta que houvesse na pele. 

Pasta Adapt
Hollister
O Lenço Barreira Protetora funcionou muito bem durante os 6 primeiros meses. Porém, depois disso meu filho ficou com uma irritação que não passava de jeito nenhum. Passamos então a usar o Cavilon que também funcionou bem durante um tempo. Quando a assadura voltou optamos por não usar mais nenhuma barreira protetora e passamos a usar somente a pasta de Karaya.


A pasta Adapt funcionou sempre muito bem pois ela ajudava a reforçar a aderência da plaquinha à pele ao redor do estoma.


Conforme meu bebê foi crescendo e ficando mais ativo, a plaquinha foi durando cada vez menos. Começamos trocando de 5 em 5 dias e no final trocávamos de 3 em 3 dias.
A pasta adapt ajuda a prolongar a vida da plaquinha e a proteger a pele do bebê quando as fezes começam a infiltrar na plaquinha.
Eu monitorava a vida da plaquinha verificando sempre a cor que a plaquinha estava ao redor do estoma. Conforme o tempo vai passando ela vai ficando esbranquiçada, quando aquela região esbranquiçada passava de 1,5 cm, era sinal de que estava chegando a hora de trocar a plaquinha. 
Ainda assim passamos por algumas situações de emergência com a plaquinha soltando antes do previsto. Por isso é sempre bom ficar monitorando e estar preparado para uma troca no meio da madrugada, por exemplo.








3 comentários:

  1. Boa noite! Meu nome é Brunna. Meu filho, Luiz Felipe, tem 3 anos e usa bolsinha há 2 anos. Adorei essa dica da pasta Adapt da Hollister. Como eu filho já não é mais um bebê de colo, a bolsinha sai muito. Chegamos a trocar diariamente e isso agride demais a pele dele. Amo o blog. Deus abençoe vcs.

    ResponderExcluir
  2. Essa pasta adapt pode ser colocada na pele ferida?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, nossa filha fez uma iliostomia com 1 mês de idade. Está quase completando 2 meses, ou seja, fax um mês que estamos tentando usar a bolsinha. Já usamos convatec, coloplast e holister.
    Nossa filha está muito assada em volta dos estomas e não conseguimos mais usar as bolsinhas em quanto as assaduras não estarem. Precisamos de orientação profissional.
    Contato: gipa@aquarium.com.br

    ResponderExcluir