quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Cuidados com a Ostomia - Método da Fralda

Algumas mães optam por não utilizar as bolsinhas, preferindo utilizar o método da fralda, onde você utiliza uma fralda um número maior, e protege bem a pele ao redor do estoma.

Uma das grandes vantagens deste método é que acaba a neurose da bolsinha soltar e vazar no meio da noite, ou quando não estamos em casa. E também o fato de você poder tratar a pele, no caso de uma assadura, sem ela ter que ficar abafada pela plaquinha. Por outro lado, o número de trocas é muito maior e o banho também é mais complicado.

Como nós usamos a bolsinha no João desde o começo, pedi para uma querida amiga, e mamãe de um garotinho que teve uma ileostomia por mais de 2 anos, que me ajudasse a escrever o passo a passo do método da fralda, pois sei que esse método que ela utilizava funcionou bem e talvez possa ajudar outras mamães que não se adaptaram ou não puderam utilizar as bolsinhas.

Método da Fralda

O que você vai precisar: 
Pasta protetora para ostomia (Coloplast ou Convatec), cotonetes, abaixador de língua (daqueles que os pediatras utilizam para examinar a garganta das crianças), gaze, algodão, sabão neutro, secador de cabelo, borrifador de água, fralda um tamanho maior que o seu bebê usaria.

Procedimento:
1. Limpar a pele periestomal muito bem com água e sabão.
2. Com um cotonete, passar a pasta protetora para ostomia rente ao estoma. E, com um abaixador de língua, passar mais pasta numa área maior envolta do estoma. 
3. Molhar a pasta com um borrifador (ela vai ficar bem enrugada). 
4. Secar com secador de cabelo morno (opcional, mas eficiente).
5. Fazer uma pasta com Hipoglós e Maizena e passar ao redor da área maior onde foi espalhada a pasta protetora (uma proteção preventiva para o caso das fezes se espalharem demais).
6. Colocar uma película fina de algodão somente no estoma. 
7. Cobrir o estoma com umas 4 gazes. 
8. Fechar a fralda normalmente. 

Para a próxima troca: 
1. Limpar a região da pasta que estará com a coloração das fezes (não remover, apenas limpar). 
2. Fazer reposição da área onde a pasta tiver soltado (a pasta normalmente solta rente ao estoma, por causa da umidade das fezes) e repetir todo o processo à partir do item 3 acima.

Dicas: 
  • A pasta utilizada pela mamãe que compartilhou este método era a da Coloplast. se você optar por utilizar a da Convatec (Pasta Stomahesive), o melhor é secar diretamente, sem borrifar a água. 
  • A consistência da pasta de Hipoglós com Maizena é como de massa de suspiro um pouco mais mole. Caso coloque Maizena demais é só amolecer com óleo tipo Dersani ou qualquer outra marca até atingir o ponto. A intenção é que fique bem aderido à pele. Você pode fazer uma quantidade grande desta pasta para não ter que ficar preparando a cada troca. . 
  • A gaze pode ser comprada em fardos (pacote com 500 unidades), saindo muito mais em conta. Não precisa ser da melhor qualidade mas é bom que não seja muito pequena. Karina 9 ou 11 fios é uma boa opção de marca e tamanho.
  • A melhor fralda para cobrir tudo é a da Cremer sempre um número maior do que o bebê estaria usando. Exemplo: Se o bebê usa fralda P, então você vai usar a fralda da Cremer M. Ela tem a lateral bem larga e fecha tudo. Colocar um esparadrapo ou fita crepe para que a lateral não fique abrindo.
  • Se a gaze grudar na pasta, é só molhar um pouco que ela sairá facilmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário