terça-feira, 12 de junho de 2012

A primeira cirurgia

A primeira cirurgia pela qual o João passou foi no dia 14 de maio de 2011.
Inicialmente era uma cirurgia exploratória, pois apesar de haver uma forte indicação de que se tratava de um megacólon congênito, não se podia ter certeza antes de realizarem a cirurgia.
Acho que a cirurgia durou umas 2 horas. Perdia a noção do tempo pois minha médica novamente quis me dar um calmante para que eu não entrasse em pânico.
O médico (o mesmo que fez a cirurgia do meu marido há 33 anos atrás) veio nos confirmar que o João tinha a doença de Hirschsprung (megacólon congênito) e que, assim como meu marido, todo o intestino grosso e  um pedacinho do intestino delgado era doente, ou seja o João tinha o megacólon de segmento longo (que é a forma mais rara da doença). Ele também avisou que eles havia feito uma ileostomia e que ele estava bem.
Fui ver meu filho... muito mais forte desta vez, pois nesse momento eu já não me preocupava mais com a UTI ou o que ela representava. Só queria ser forte para o meu filho. Para que ele pudesse sentir essa força, e para que eu pudesse ajudá-lo a ficar bem logo.
Ele estava com uma carinha boa, e usava uma sonda, para evitar que ele ficasse nauseado ou vomitasse, enquanto a ileostomia não funcionasse.
Nos disseram que isso poderia demorar até 5 dias.
Mas a ileostomia não funcionou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário