sábado, 30 de junho de 2012

A segunda cirurgia


A segunda cirurgia do João foi no dia 23 de maio de 2011.
Foi uma cirurgia mais longa do que a primeira (aproximadamente 3 horas) pois o João apresentou uma peritonite, que é uma inflamação no peritônio (membrana que envolve a cavidade abdominal), que ocorreu devido ao talco contido nas luvas médicas. Essa inflamação faz com que o peritônio fique aderido aos órgãos e tecidos (resumindo fica tudo grudado e muito difícil de operar).
A peritonite não tem remédio e não tem cura. Ela tem um pico e depois pode melhorar um pouco com o tempo, mas a aderência vai estar sempre lá, não importa quantas vezes abrirem a barriguinha dele. Isso complicou  muito as coisas.
Uma cirurgia que deveria ser simples - só faltava tirar 3 cm do intestino delgado (conforme o anátomo confirmou durante a cirurgia), foi longa e provavelmente causou muito desconforto e dor para meu bebê.
Quando ele saiu da cirurgia estava calmo e dormindo, mas no final do dia estava agitado e claramente com dor. Por isso receitaram Tramal, que ajudou muito e eliminou a dor.
O Tramal acaba ajudando pelo lado da dor mas complicando no funcionamento do intestino.
Somente no dia 26 de maio de 2011 que a ileostomia funcionou. Dizemos que foi o cocô mais comemorado do mundo.
Quando cheguei na UTI e a enfermeira veio me contar, lembro que ela chorou junto comigo, assim como a família toda chorou de alegria neste dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário