sexta-feira, 6 de julho de 2012

Peso

Além do cuidado com a ileostomia, também tivemos que fazer um controle da evolução do peso do João.
O médico pediu para providenciarmos uma balança e fazer uma pesagem todo dia (de preferência no mesmo horário) para que a gente pudesse identificar qualquer problema de nutrição rapidamente.
Grande parte da absorção de água e nutrientes é feita pelo intestino grosso, como o João tinha uma ileostomia toda a absorção tinha que ser feita pelo intestino delgado e o médico nos avisou que poderia demorar um tempo até que o organismo dele se adaptasse e absorvesse o necessário para o desenvolvimento do bebê.
Como poderíamos saber se ele estava perdendo ou absorvendo? Fazendo o controle de peso. Se ele ganhasse peso eram grandes as chances de que tudo estava bem e de que a absorção (mesmo que deficiente) estava sendo feita.
O João era um bebê muito bonzinho que tinha que ser acordado para mamar.
Respeitei os horários que já estavam sendo feitos na UTI, com mamadas de 3 em 3 horas. No entanto, nos primeiros dias fiquei com muita dó de acordá-lo de madrugada e consequentemente dei uma mamada à menos. E ele acabou não ganhando peso nos dois primeiros dias.
Conversei com o cirurgião e ele achou melhor manter as 8 mamadas, ou seja, acordar o João de 3 em 3 horas.
No dia seguinte o João começou a ganhar peso.
Fizemos isso por uma semana até que passamos numa pediatra, indicada pelo nosso cirurgião.
Ela sugeriu dar uma mamadeira de NAN, à meia noite, e deixar a próxima mamada para quando o João acordasse, tendo como limite as 6 da manhã. Ou seja, se até lá ele não acordasse eu deveria acordá-lo para mamar.
Eu sei que o leite materno é fundamental e sou totalmente a favor, mas essa mamadeira foi a melhor coisa que fizemos.
Primeiro porque ela alavancou o ganho de peso do João e segundo porque ela me deu algumas horinhas de sono preciosas, que, quem já foi mãe sabe e entende que um pouco de descanso nesses primeiros meses é sempre bem vindo (e ajuda a manter a saúde mental).


evolução de peso do João durante 3 meses após alta da UTI
O controle de peso do João me deixou meio neurótica, mas sabia que sem ele não teríamos tranquilidade. Tanto que, quando fomos liberados pelo cirurgião do controle de peso (depois de 3 meses da alta da UTI) demorei um pouco para conseguir espaçar as pesagens até me sentir segura o suficiente para  devolver a balança que alugamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário